Comida

Badejo grelhado com batata rosti recheada de frutos do mar, do chef Fabrício Lemos

Badejo grelhado com batata rosti recheada de frutos do mar, do chef Fabrício Lemos

Badejo grelhado com batata rosti recheada de frutos do mar, do chef Fabrício Lemos

10.dez.2014 19:43:22 | por João Barreto
Fabrício Lemos, do Al Mare e, a partir de janeiro, do Amado
 
Tempo de preparo: 40 minutos | Rendimento: 2 porções
 
 
INGREDIENTES
400 gramas de filé de badejo
400 gramas de batata cozida e ralada
200 gramas de vôngole
200 gramas de camarão fresco
200 gramas de polvo cozido e cortado
Pimenta-do-reino e sal a gosto
 
 
Para o molho
100 gramas de vôngole
100 gramas de camarão fresco
100 gramas de polvo cozido e cortado
1 dente de alho
1 cálice de vinho branco
Pimenta-do-reino, sal, manjericão e salsa a gosto
 
MODO DE PREPARO
Tempere o filé de badejo com pimenta-do-reino e sal e leve-o a uma frigideira antiaderente bem quente. Sele o pescado, dourando rapidamente cada um dos lados até que se forme uma casquinha levemente torrada. Em seguida, coloque o badejo em uma assadeira e deixe-o no forno a 200 graus por sete minutos. À parte, faça a batata rosti. No meio de um aro redondo, junte a batata cozida e ralada e faça um pequeno buraco bem no centro. Ali, introduza a mistura feita com o vôngole, o camarão fresco e o polvo, temperados com pimenta-do-reino e sal. Tampe com um pouco mais de batata. Transfira essa mistura para uma frigideira antiaderente e deixe-a no fogo até dourar.
 
Para o molho
Com pimenta-do-reino e sal, tempere o vôngole, o camarão e o polvo cozido e cortado. Na frigideira, coloque o dente de alho, esses frutos do mar mais manjericão e salsa. Adicione o cálice de vinho branco, mexa bem e ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Para montar, despeje esse molho sobre um prato raso e, por cima, posicione a batata rosti e, depois, o peixe.
 
* O chef Fabrício Lemos ultrapassou em 14 centavos o valor estipulado para a compra. Demos uma colher de chá ao cozinheiro, levando em conta que da garrafa de vinho branco foi utilizado apenas um cálice. É possível, portanto, reutilizar a bebida em outras receitas.