Carnaval

As atrações mais aguardadas nos circuitos Osmar e Dodô

Na dúvida entre um e outro, escolha os dois. Em ambos, o Carnaval de Salvador pega fogo, ao som de dezenas de trios elétricos. Veja quais são os principais

Do Largo Campo Grande até a Praça Castro Alves: a festa no Circuito Osmar em 2014 (Foto: João Ramos/Bahiatursa)

Do Largo Campo Grande até a Praça Castro Alves: a festa no Circuito Osmar em 2014 (Foto: João Ramos/Bahiatursa)

02.fev.2015 17:46:55 | por Marcela Besson

A alma do Carnaval baiano é o trio elétrico, tipo de palco ambulante que arrasta multidões durante os sete dias de folia. Para organizar o fuzuê, essas carretas bitrens, com até 32 metros de comprimento, percorrem dois trajetos oficiais em diferentes regiões da cidade: um circuito ocupa o centro e o outro, a orla da capital. O primeiro é conhecido por Osmar e o segundo leva o nome de Dodô – uma homenagem aos precursores da ideia de equipar um carro com autofalantes para sair às ruas animando o povo. Os amigos Osmar Álvares Macedo e Adolfo Antônio do Nascimento, o Dodô, fizeram isso há 65 anos, montados em um Ford 1929, apelidado de Fobica.

 


Em 1951, com a chegada do músico Temístecles Aragão, a dupla virou Trio Elétrico. O grupo fez tanto sucesso que seu nome virou sinônimo de caminhão de som adaptado. O trio elétrico tal qual conhecemos hoje chegou aos desfiles em 1956, por intermédio do músico Orlando Campos e seu Trio Tapajós. Dezenove anos mais tarde, os cantores entraram em cena, com a histórica apresentação de Moraes Moreira sobre o então novíssimo Trio Armandinho, Dodô e Osmar.

Hoje, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Durval Lelys e Bell Marques estão entre as estrelas mais aguardadas da festa. Eles comandam concorridíssimos blocos, que geralmente desfilam nos dois circuitos. É preciso disposição (e dinheiro, claro) para acompanhá-los: os trechos nos circuitos Osmar e Dodô podem durar oito e seis horas, respectivamente.

 

1. OSMAR (Campo Grande)

É o mais antigo dos circuitos e costuma esquentar a partir de domingo, com sol ainda a pino. Embora não ofereça o visual à beira-mar, seu percurso tem como cenário o casario antigo do centro da cidade: começa no Largo Campo Grande, segue pela Avenida Sete de Setembro e termina na Praça Castro Alves. Este ano, a novidade é a Vila Infantil, na Praça Campo Grande. O espaço, que vai funcionar entre os dias 13 e 17 de fevereiro, das 10h às 16h, terá programação de teatro, dança e oficinas de artes para a criançada.

Sexta (13): Cortejo Afro (horário não definido) e Bloco Olodum (20h)

Sábado (14): Araketu e Quintal do Samba (horários não definidos)

Domingo (15): Bloco Inter (banda Psirico; 12h), Bloco Papa (banda Babado Novo; 14h) e Bloco Coruja (com Ivete Sangalo; horário não definido)

Segunda (16): Bloco Eva (com a Banda Eva; 13h), Bloco Papa (com a banda Chiclete com Banana; 14h), Bloco Cheiro de Amor (banda Cheiro de Amor; 14h)

 

Terça (17): Bloco Papa (com Alinne Rosa; 14h), Bloco Olodum (16h) e Bloco Coruja (com Saulo; horário não definido)

 

+ Onde comer as melhores moquecas

 

Bloco Olodum no circuito Barra-Ondina, em 2014 (Foto: Rita Barreto/Bahiatursa)

 

2. DODÔ (Barra-Ondina)
Esse circuito foi criado para aliviar o primeiro. Tem a vantagem de passar rente à praia, além de reunir uma concentração maior de camarotes e gente famosa ao longo da Avenida Oceânica, desde o Farol da Barra até o bairro de Ondina, num trajeto de quase quatro quilômetros. A festa começa no fim da tarde e se estende ao longo da noite. Este ano, o trajeto inclui novidades na região da Barra: DJs farão a transição no intervalo entre os blocos e a chamada Vila Gastronômica vai reunir quiosques de comidas feitas por chefs de cozinha.


Quinta (12): Bloco Eu Vou (com Anitta; 17h), Bloco Cocobambu (com Durval Lelys; horário não definido)

Sexta (13): Bloco Timbalada (15h), Bloco Nana Banana (banda Chiclete com Banana; 20h), Bloco Cocobambu (com Claudia Leitte; horário não definido)

Sábado (14): Bloco Vumbora (com Bell Marques; 15h30), Bloco Cerveja e Cia. (com Ivete Sangalo; horário não definido), Bloco Nana Banana (banda Chiclete com Banana)

 

Domingo (15): Bloco Olodum (14h), Bloco Eva (19h), Bloco Crocodilo (com Daniela Mercury; horário não definido), Bloco Coruja (com Ivete Sangalo; horário não definido)

 

Segunda (16): Bloco Camaleão (com Bell Marques; 15h), Bloco Largadinho (com Claudia Leitte; 18h), Bloco Coruja (com Saulo; horário não definido)

 

Terça (17): Bloco Camaleão (com Bell Marques; 15h), Bloco Largadinho (com Claudia Leitte; 17h), Bloco Me Abraça (com Durval Lellys; horário não definido)