Logo Veja Comer & Beber

Logo Receita do Chef

Carne de sol com pirão de queijo de coalho

Carnes

comentário(s)

Wanderson Medeiros
Restaurante Picuí (Maceió-AL)
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 30 minutos + processo de salga (8 dias)
Quantidade: 6 porções
Calorias: 600kcal a porção
Ingredientes

Para a carne de sol

  • - 40 g de sal refinado
  • - 900 g de contrafilé bovino
  • - 60 ml de manteiga de garrafa

Para o pirão de queijo de coalho

  • - 400 g de queijo de coalho
  • - 500 ml de leite
  • - 30 ml de manteiga de garrafa
  • - 80 g de farinha de mandioca fina
  • - Sal

Para decorar

  • - 12 talos de coentro
  • - 6 pimentas-biquinho
Modo de preparar

Carne de sol – Espalhe o sal por toda a carne e a acomode-a em uma fôrma. Cubra com filme plástico e deixe desidratar por 24 horas na prateleira mais baixa da geladeira. Após as primeiras 6 horas desse processo, descarte a salmoura que se formar. Embale o contrafilé em um saco plástico e guarde no congelador por sete dias. Após esse período, descongele a peça, coloque-a em um recipiente com água e esfregue um pouco com as mãos, para retirar o excesso de sal. Troque a água a cada trinta minutos, por três vezes. Corte em filés de 75 gramas cada um e, em uma frigideira, doure-os na manteiga de garrafa por cerca de 2 minutos de cada lado. Reserve.

Pirão de queijo de coalho – Corte o queijo de coalho em pedaços bem pequenos e leve ao liquidificador juntamente com o leite, a manteiga de garrafa e a farinha de mandioca. Bata bem, até que a mistura fique homogênea. Leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos e tempere com sal, mexendo sempre, até que adquira a consistência de um purê.

Montagem - No centro de cada prato, coloque uma porção de pirão de queijo de coalho e, por cima, disponha dois filés de carne de sol. Decore com talos de coentro e pimenta-biquinho.

Passo a passo em imagens

1Espalhe o sal por toda a carne e a acomode-a em uma forma.

2Cubra com filme plástico e deixe desidratar por 24 horas na prateleira mais baixa da geladeira. Após as primeiras 6 horas desse processo, descarte a salmoura que se formar. Embale o contrafilé em um saco plástico e guarde no congelador por sete dias.

3Descongele a peça, coloque-a em um recipiente com água e esfregue um pouco com as mãos, para retirar o excesso de sal. Troque a água a cada trinta minutos, por três vezes.

4Corte em filés de 75 gramas cada um e, em uma frigideira, doure-os na manteiga de garrafa por cerca de 2 minutos de cada lado. Reserve.

5Coloque o queijo de coalho cortado em pedaços pequenos no liquidificador juntamente com o leite, a manteiga de garrafa e a farinha de mandioca. Bata bem, até que a mistura fique homogênea.

6Leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos e tempere com sal, mexendo sempre, até que adquira a consistência de um purê.

7No centro de cada prato, coloque uma porção de pirão de queijo de coalho e, por cima, disponha dois filés de carne de sol.

8Decore com talos de coentro e pimenta-biquinho.

Tags: , , ,