Comidinhas

Dia Mundial do Hambúrguer

Conheça a história do sanduíche e veja onde prová-lo

Ribs special grill, da Pin-Up Burgueria, em Recife. Montado no pão francês, o hambúrguer é feito com costela suína desossada e molho barbecue (R$ 21,80).

Ribs special grill, da Pin-Up Burgueria, em Recife. Montado no pão francês, o hambúrguer é feito com costela suína desossada e molho barbecue (R$ 21,80).

28.mai.2014 16:59:16 | por Victoria Khatounian

Não há pesquisa que quantifique a popularidade do hambúrguer no mundo todo. A rede McDonald's, no entanto, informou que só de suas cozinhas saem diariamente 12 milhões de hambúrgueres. Segundo o site de delivery Hellofood, o hambúrguer é o segundo colocado na lista de pratos mais pedidos no mundo (ele perde apenas para a pizza). Por aqui não é diferente. Basta observar a quantidade de hamburguerias e lanchonetes que abriram nos últimos anos. 

 

+ São Paulo: a capital do hambúrguer

 

+ Dez hamburguerias em São Paulo com opções vegetarianas

 

ORIGEM

 

Apesar de ser tradicionalmente associado aos Estados Unidos, o hambúrguer veio mesmo de - adivinhem - Hamburgo, cidade portuária da Alemanha. Não passava de um pão com bife de carne moída que os trabalhadores comiam para matar a fome rapidamente. O fato de não precisar de talheres para ser consumido também ajudou a popularizar o sanduíche, que podia ser devorado de pé. 

 

Quando imigrantes alemães chegaram aos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX, os marinheiros foram os primeiros a terem contato com o lanche. A partir daí, ele foi difundido entre toda a classe trabalhadora do país. Era uma opção prática, barata e nutritiva. Mas o hambúrguer só estourou de fato em 1904, quando foi servido durante uma Feira Mundial em Saint Louis, no Missouri.

 

+ DukenDuke: o melhor sanduíche de BH

 

+ Em Brasília, Marvin American Burgers fatura prêmio de melhor sanduíche

 

ONDE COMER

 

Para comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer, selecionamos treze lanchonetes de norte a sul do Brasil que preparam sanduíches caprichados. 

Escolha a mais próxima e bom apetite!

 

Santos (SP): Hamburgueria Santista

 

Belém: Circus

 

Curitiba e Goiânia: Madero Burger & Grill

 

Porto Alegre: Le Grand Burger

 

Vitória: Kapos

 

São José dos Campos: Kadu Lanches

 

Florianópolis: Gourmet Burger Market

 

Santo André (SP): The Burger Map

 

Fortaleza: Barney's Burger

 

Natal: Freddy's Burger & Steak House

 

Maceió: Don Burguer Gourmet

 

Manaus: 80's Burguer & Beer

 

Recife: Pin-Up Burgueria